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Controle Técnico de Manutenção - CTM

Controle Técnico de Manutenção Aeronáutica – CTM, uma atividade da aviação, desconhecida por muitos e amada por poucos, um setor de extrema importância, que define-se na responsabilidade do Controlador Técnico de Manutenção Aeronáutica, o qual zela pela “Vida e Saúde” de uma aeronave, entre inúmeros pousos e decolagens.

 

Embora muitas pessoas não conheçam ou não lhe atribuam o devido valor, o CTM (Controle Técnico de Manutenção) é um setor muito importante em uma empresa de táxi aéreo e oficina de manutenção de aeronaves, pois é responsável por todos os registros das manutenções executadas.

 

Além do registro dessas manutenções, preventivas ou não, o departamento também é responsável por cuidar das inspeções programadas e das diretrizes que afetam os serviços direcionados às aeronaves. Estes devem ser cumpridos dentro de prazos estabelecidos por diversos motivos, que vão desde a programação dos serviços e locação de profissionais dentro da empresa, reunião de material para possível investigação posterior, até a questões de segurança dos usuários da aeronave.

 

Obrigações do CTM

  1. Manter todas as informações com relação à empresa: a programação de atividades de manutenção conforme os Programas de Manutenção em vigor, a disponibilidade de horas e as necessidades para o cumprimento de toda a programação;
  2. Emitir as Ordens de Serviço para a execução de atividades de manutenção e acompanhar o andamento das mesmas até o seu encerramento e arquivamento;
  3. Auditar periodicamente os mapas de controle das aeronaves com base no Programa de Manutenção dos Fabricantes para assegurar o cumprimento correto por parte da Empresa;
  4. Contatar diariamente as Bases de Manutenção e as tripulações das aeronaves operando fora de base, para coletar as informações relativas às operações e manutenções executadas de forma a garantir a atualização das informações;
  5. Emitir e enviar relatórios mensais e trimestrais para atendimento à legislação da ANAC;
  6. Gerar, mensalmente, relatório periódico de vencimentos e enviá-los ao Coordenador de CTM para que o mesmo faça a análise e encaminhamento dos documentos às áreas envolvidas no processo, neste caso, Suprimentos e Manutenção;
  7. Organizar todos os documentos e históricos das aeronaves em arquivos, de modo a compor o acervo individual de informações da mesma, conforme requisitos da ANAC;
  8. Preparar a documentação para a realização das Vistorias Técnicas de Aeronaves junto à ANAC para emissão dos respectivos Certificados de Aeronavegabilidade;
  9. Atestar a Inspeção Anual de Manutenção e/ou Relatório de Condição de Aeronavegabilidade para garantir a aeronavegabilidade das aeronaves da frota.
  10. Ser responsável pelo perfeito funcionamento de uma aeronave não é um trabalho simples, como muitas pessoas pensam. É necessário que o profissional da área tenha muito cuidado e atenção, mas como em toda profissão, isso pode se tornar prazeroso se exercido com empenho e dedicação.

 

Pré-requisitos

Ensino médio completo / a partir de 18 anos.

 

Turmas

  • Curso presencial: duração de 05 dias (aulas de segunda a sexta).
  • EaD (100% online)

 

Curso Teórico 

  • Incluso material didático.

 

Documentos necessários para matrícula 

  • 1 foto 3X4 (recente)
  • Cópia RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do Comprovante de Residência

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGAS HORÁRIAS
(horas-aula)
CONSIDERAÇÕES INICIAIS; CONCEITO; FUNÇÕES DE UM CTM; LEGISLAÇÃO; PROGRAMA DE MANUTENÇÃO; 04h
REGISTRO PRIMÁRIO; REGISTRO SECUNDÁRIO; REQUISITOS DE REGISTROS EM CADERNETA; CONSERVAÇÃO DOS REGISTROS; TRANSFERÊNCIA DOS REGISTROS DE MANUTENÇÃO; CADERNETAS DE CÉLULA DE MOTOR E DE HÉLICE. 04h
DIÁRIO DE BORDO; CERTIFICADO DE VERIFICAÇÃO DE AERO NAVEGABILIDADE - CVA; REVALIDAÇÃO DE CERTIFICADO DE AERO NAVEGABILIDADE; DIRETRIZES DE AERO NAVEGABILIDADE; CONTROLE DE PEÇAS COM LIMITE DE VIDA. 04h
QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS; PESSOAS AUTORIZADAS A EXECUTAR MANUTENÇÃO; GRANDES ALTERAÇÕES E REPAROS; DOCUMENTOS DE AERO NAVEGABILIDADE; AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE VOO. 04h
DOCUMENTAÇÃO DE PORTE OBRIGATÓRIO A BORDO DA AERONAVE; LISTA DE EQUIPAMENTOS MÍNIMOS – MEL; TESTE DE EQUIPAMENTOS REQUERIDOS PELA LEGISLAÇÃO; ATA 100; BIBLIOTECA. 04h

Carga horária total: 20h

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