Durante uma conferência de imprensa realizada hoje (24), Zhu Tao, diretor do departamento de segurança da aviação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), disse que o pessoal de busca e salvamento encontrou partes da aeronave Boeing 737-800 da China Eastern a cerca de 10 quilômetros do local do impacto principal do voo MU-5735, de modo que o raio do programa de busca e salvamento continuará a se expandir.
O site parceiro Aviacionline relembra que a cratera principal está localizada numa zona montanhosa da região de Teng e mede cerca de 2.500 metros quadrados, com uma profundidade de cerca de 20 metros. Restos de pás do motor, parte dos estabilizadores horizontais esquerdo e direito, atuadores e outros componentes da aeronave foram encontrados lá, juntamente com certificados de tripulação.
A peça encontrada a 10 quilômetros tem aproximadamente 1,3 metro de comprimento e 10 cm de largura, e parece fazer parte de um dos motores CFM56. Como resultado desse avanço, o alcance de busca e salvamento será ampliado.
Segunda caixa preta é uma prioridade
Mao Yanfeng, diretor do centro de investigação de acidentes de aviação civil da CAAC, disse em entrevista coletiva que a prioridade para a investigação é “encontrar a segunda caixa preta o mais rápido possível”.
Os investigadores encontraram ontem um dos gravadores de dados da aeronave, que apesar de danificado, foi identificado como o gravador de voz da cabine (CVR). Yanfeng observou que o equipamento “foi enviado para uma instituição em Pequim para abertura”.
O próximo passo para os pesquisadores é tentar encontrar a outra “caixa preta”: o gravador de dados de voo (FDR), que armazena centenas de parâmetros de voo das aeronaves. Conforme relatado pela BBC, após repetidas tentativas de encontrar o sinal de rádio da “caixa preta” (ambos os dispositivos estão equipados com um transmissor de rádio para ajudar a localizá-lo), nada foi encontrado, pelo que suspeita-se que o referido transmissor possa estar danificado.
Pesquisadores dos EUA em dúvida
A prática internacional após um acidente de avião indica que o conselho de investigação de acidentes do país onde o avião foi projetado, juntamente com representantes do fabricante da aeronave e do motor, geralmente colaboram na investigação.
Nesse caso, os Estados Unidos, país que projetou e produziu o avião, podem indicar agentes para colaborar na investigação. O NTSB anunciou logo após o acidente que havia escolhido um investigador como seu representante. No entanto, como “a viagem para a China está sujeita a vistos e restrições devido ao COVID-19 e está pendente. Esses problemas devem ser resolvidos antes de tomar a decisão de realmente ir ao local”, disse a agência em comunicado.
Por outro lado, Tao observou durante a conferência de imprensa de hoje que o foco “continua na busca e coleta de evidências. Assim que isso terminar e entrarmos na fase de investigação, convidaremos as partes relevantes a participar.”
Fonte: AEROIN