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Voar em aviões russos deve ficar muito mais perigoso

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Companhias aéreas russas podem ficar sem peças necessárias em questão de semanas ou pilotar aviões sem ter o equipamento substituído com a frequência recomendada para operar com segurança

 

Indústria aérea doméstica da Rússia poderá em breve se tornar uma mera casca de seu antigo eu devido a restrições em suas operações

Indústria aérea doméstica da Rússia poderá em breve se tornar uma mera casca de seu antigo eu devido a restrições em suas operaçõesFoto: REUTERS/Rafael Marchante

 

 

 

À medida que a economia da Rússia é atingida por sanções ocidentais cada vez mais severas por sua invasão da Ucrânia, o setor aéreo crucial do país pode em breve se encontrar em aparelhos de suporte à vida.

As companhias aéreas russas foram essencialmente cortadas de grande parte do mundo. Mas esse é o menor dos problemas da indústria. A indústria aérea doméstica da Rússia poderá em breve se tornar uma mera casca de seu antigo eu devido a restrições em suas operações.

As sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia significam que os dois maiores fabricantes de aeronaves do mundo, Boeing e Airbus, não podem mais fornecer peças de reposição ou fornecer suporte de manutenção para companhias aéreas russas.

O mesmo vale para os fabricantes de motores a jato. Isso significa que as companhias aéreas russas podem ficar sem peças necessárias em questão de semanas ou pilotar aviões sem ter o equipamento substituído com a frequência recomendada para operar com segurança.

“A prioridade do governo russo não inclui segurança e confiabilidade do consumidor”, disse Charles Lichfield, vice-diretor do Centro GeoEconomics do Atlantic Council, um think tank internacional.

A maior transportadora da Rússia, a Aeroflot, foi cortada do Sabre, que forneceu a espinha dorsal de computação que permitiu à companhia aérea reservar passagens com facilidade.

E as empresas de leasing de aeronaves, que possuem cerca de 80% dos cerca de 900 aviões comerciais da frota russa, receberam ordens para recuperar esses aviões até o final deste mês.

Esses aviões alugados têm um valor declarado de US$ 13,3 bilhões, de acordo com dados da empresa de análise de aviação Cirium, embora o verdadeiro valor de mercado no momento seja provavelmente uma fração disso.

“Dentro de um ano, a Rússia deixará de ter qualquer tipo de indústria aérea viável”, disse Richard Aboulafia, diretor administrativo da AeroDynamic Advisory. Ele disse que a indústria aérea do país pode em breve se encontrar em algum lugar entre as indústrias fortemente sancionadas no Irã e na Coreia do Norte.

Companhias aéreas cruciais para a economia da Rússia

Isso representa um problema sério para a atividade econômica geral da Rússia. A Rússia é a maior nação do mundo em massa de terra, mais que o dobro do tamanho dos Estados Unidos continentais. Ela precisa ter uma indústria aérea viável para manter sua economia funcionando, disse Lichfield.

“Os russos não voam tanto quanto os americanos. Eles não voam para a Sibéria nas férias”, disse ele. Mas o setor aéreo é um elo crucial para as empresas, não apenas para voos internacionais, mas também para o serviço doméstico para seu setor de energia, devido à necessidade de transportar engenheiros, outros trabalhadores e equipamentos de e para seus campos petrolíferos distantes.

“É uma parte importante da economia da Rússia. Eles precisam dessa espinha dorsal. Eles precisam de alguma indústria doméstica básica para permanecer no lugar”, disse Lichfield.

As operações domésticas das companhias aéreas russas são uma fração do tamanho das operações domésticas do setor aéreo dos EUA, com cerca de 7% do número de voos no ano passado, segundo dados do Circium.

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/voar-em-avioes-russos-deve-ficar-muito-mais-perigoso/

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