Av. Max Teixeira, 1528 – Flores

E-mail: comercial@amazonair.com.br

Atendimento: 3654-5549 / 98279-7956 / 99349-7071

Destroços do avião da China Eastern são encontrados a 10 km do local do impacto principal

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

 

Durante uma conferência de imprensa realizada hoje (24), Zhu Tao, diretor do departamento de segurança da aviação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), disse que o pessoal de busca e salvamento encontrou partes da aeronave Boeing 737-800 da China Eastern a cerca de 10 quilômetros do local do impacto principal do voo MU-5735, de modo que o raio do programa de busca e salvamento continuará a se expandir.

site parceiro Aviacionline relembra que a cratera principal está localizada numa zona montanhosa da região de Teng e mede cerca de 2.500 metros quadrados, com uma profundidade de cerca de 20 metros. Restos de pás do motor, parte dos estabilizadores horizontais esquerdo e direito, atuadores e outros componentes da aeronave foram encontrados lá, juntamente com certificados de tripulação.

A peça encontrada a 10 quilômetros tem aproximadamente 1,3 metro de comprimento e 10 cm de largura, e parece fazer parte de um dos motores CFM56. Como resultado desse avanço, o alcance de busca e salvamento será ampliado.

Segunda caixa preta é uma prioridade

Mao Yanfeng, diretor do centro de investigação de acidentes de aviação civil da CAAC, disse em entrevista coletiva que a prioridade para a investigação é “encontrar a segunda caixa preta o mais rápido possível”.

Os investigadores encontraram ontem um dos gravadores de dados da aeronave, que apesar de danificado, foi identificado como o gravador de voz da cabine (CVR). Yanfeng observou que o equipamento “foi enviado para uma instituição em Pequim para abertura”.

O próximo passo para os pesquisadores é tentar encontrar a outra “caixa preta”: o gravador de dados de voo (FDR), que armazena centenas de parâmetros de voo das aeronaves. Conforme relatado pela BBC, após repetidas tentativas de encontrar o sinal de rádio da “caixa preta” (ambos os dispositivos estão equipados com um transmissor de rádio para ajudar a localizá-lo), nada foi encontrado, pelo que suspeita-se que o referido transmissor possa estar danificado.

Pesquisadores dos EUA em dúvida

A prática internacional após um acidente de avião indica que o conselho de investigação de acidentes do país onde o avião foi projetado, juntamente com representantes do fabricante da aeronave e do motor, geralmente colaboram na investigação.

Nesse caso, os Estados Unidos, país que projetou e produziu o avião, podem indicar agentes para colaborar na investigação. O NTSB anunciou logo após o acidente que havia escolhido um investigador como seu representante. No entanto, como “a viagem para a China está sujeita a vistos e restrições devido ao COVID-19 e está pendente. Esses problemas devem ser resolvidos antes de tomar a decisão de realmente ir ao local”, disse a agência em comunicado.

Por outro lado, Tao observou durante a conferência de imprensa de hoje que o foco “continua na busca e coleta de evidências. Assim que isso terminar e entrarmos na fase de investigação, convidaremos as partes relevantes a participar.”

Fonte: AEROIN

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Open chat