Veja esse avião Airbus A340 pousar de lado na Terra do Fogo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Um belo vídeo mostra o quão é desafiador pousar um avião Airbus A340 na chamada “Terra do Fogo”, a região mais ao sul da Argentina. O vídeo é de 2015, quando a Aerolíneas Argentinas operava com o quadrijato Airbus A340-300 em ligações sazonais para Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo.

Esta cidade é um ponto de apoio para operações de diversos países na Antártida assim como possui uma natureza exuberante devido ao seu clima inóspito e bioma único. A cidade fica na “Terra do Fogo”, que ironicamente faz frio mas foi chamada assim pelos conquistadores que viram nativos fazerem fogo e fumaça para se aquecerem.

A pista de Ushuaia é situada paralela a um canal natural nos fiordes do Arquipélago de Terra do Fogo, assim canalizando os ventos, que são muitos fortes na região.

Com isso, as aeronaves que pousam ali enfrentam constantemente ventos fortes e de través (oblíquos) à direção do pouso, sendo necessário fazer a manobra de “caranguejar”, que é quando o avião fica apontado para uma direção conforme determina o vento, mas voa numa outra direção.

No vídeo, que você pode ver abaixo ou clicando aqui, isso fica bem claro, já que o A340 está apontado para a torre, mas segue a trajetória para a pista que está mais à direita do espectador.

Nesta situação, apenas no final do pouso, quando encostar as rodas no chão, o piloto deve alinhar a aeronave com a pista a fim de não sair dela. É algo bastante treinado desde o início da formação de um tripulante, mas que realmente impressiona pelas imagens, que foram gravadas da torre de controle do Aeroporto de Ushuaia.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email